Qual melhor canal de comunicação com o cliente?

Comunicação com o cliente vai além do marketing. O Célio Spíndula, proprietário da Eurodiesel e Bosch Diesel Center, em Goiânia (GO), precisa de orientação sobre marketing. “Como abordar o meu cliente diretamente? Uso mala-direta ou email? Qual é o melhor jeito para fazer essa abordagem para o meu cliente?”

Essa pergunta abre um leque de assuntos sobre a relação empresa cliente. Para começar, a Simone Cornelsen, consultora do Sebrae, responde especificamente sobre mala direta e email. “Você extrapola as fronteiras da sua empresa através do uso de uma mala direta ou de um folder, que pode ser veiculado pelo correio e web. Hoje em dia, o acesso à internet rompeu as barreiras da empresa. Então, para aquele empresário que quer massificar, divulgar a sua empresa, eles são excelentes veículos sem dúvida nenhuma, e todo mundo deve fazer uso deles.”

Conteúdo para conquistar o cliente

Como deve ser o discurso, a elaboração da mensagem? De acordo com a consultora, “o segredo é mostrar que conhece o seu cliente. O empreendedor deve fazer o cliente se sentir parte daquele negócio.”

Para conquistar os clientes, o material deve conter informações sobre o serviço oferecido e também como o negócio tem atendido às demandas da clientela. “É muito importante levar ao conhecimento do público todas as soluções que já foram idealizadas a partir de demandas de clientes anteriores, porque são uma base de dados de informação muito rica que vão ajudar a captar, a motivar outras pessoas a quererem utilizar os serviços do negócio.”, diz Simone.

Uma vantagem natural da pequena empresa é ter uma relação mais direta com o cliente. Então, é inovador fazer da comunicação uma via de duas mãos, ou seja, estabelecer um diálogo. A empresa inovadora hoje é aquela que transforma o cliente num colaborador, fonte valiosa de informações.

“Então a dica é: telefone! Visite seus clientes, pelo menos os principais, sonde a satisfação com os seus serviços e tente captar sugestões de melhoria que possam vir a ser mencionadas por eles, criando novas oportunidades de inovação a partir das sugestões que eles te oferecerem.”, ensina a especialista.

Os empreendedores precisam organizar essas informações, pois são conhecimento que pode direcionar várias ações da empresa. “Crie um banco de dados analisando o perfil dos atendimentos feitos. Assim, poderá apontar quais serviços customizados o seu cliente poderá ter. Esta é uma base de dados tão rica e útil para lhe dar novas idéias.”, destaca Simone Cornelsen.

Fonte: Blog faça diferente

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