10 estratégias para levar você ao sucesso

Sua ideia de negócio pode até ser muito boa, mas existem alguns hábitos e estratégias necessários para você ter sucesso como empreendedor.

São características comuns aos empresários que possuem empresas estáveis e lucrativas.

Não custa seguir as dez dicas de James Stephenson, especialista norte-americano em marketing e gestão, para atingir o sucesso.

Veja se você está no caminho certo.

Tenha sucesso

1- Leve o que você faz a sério

Se você não acredita nos serviços que oferece ou nos produtos que vende, será muito difícil ganhar a confiança dos clientes. Sua motivação deve contagiar as pessoas, sejam fornecedores, clientes ou investidores.

2- Planejamento

É preciso planejar não só no momento de abrir uma empresa, mas também no dia a dia do negócio. Crie uma rotina e escreva relatórios sobre as atividades da semana, por exemplo, com as informações mais importantes. Isso vai ajudar na hora de definir metas ou identificar o que está dando certo.

3- Monitore bem o fluxo de caixa

Manter o fluxo de caixa saudável é condição básica para o sucesso de um empreendimento. Ele é o coração da empresa, e nunca pode ser deixado de lado. Por meio dele, você deve garantir que as despesas não ultrapassem os lucros. A falta de organização financeira é uma das causas mais comuns da falência de pequenos negócios.

4- Mantenha o foco no consumidor

Tenha novas ideias, treine a equipe e invista em marketing, mas nunca deixa de manter o foco nos cosumidores. Seus produtos e serviços devem estar alinhados às necessidades dos clientes. Afinal, são eles que vão decidir se a sua empresa vai seguir adiante ou fracassar.


5- Imagem positiva e confiável

Preocupe-se em construir uma imagem que transmita confiança e que seja positiva. É uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas. Procure manter uma postura assertiva com consumidores, fornecedores e parceiros e cumpra o que promete oferecer. Isso dá credibilidade e, em consequência, o poder de lançar tendências.

6- Invista em tecnologia

Não deixe de tirar vantagem das novidades tecnológicas. Novas ferramentas da informática podem poupar tempo, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações diárias. Avalie o que cada ferramenta pode fazer para simplificar a vida da sua empresa, antes de optar por um ou outro software ou ferramenta online.

7- Aposte nos funcionários

Investir nos funcionários é extremanente importante para o sucesso do seu empreendimento. Aposte em cursos e capacitações e na liberdade criativa da equipe. A maioria das pessoas gosta de aprender algo novo e vai acabar aplicando isso na sua empresa.

8- Crie uma vantagem competitiva

Identifique seus pontos fortes em relação à concorrência e invista neles. Para saber, responda a seguinte pergunta: “Por que as pessoas escolheriam meus produtos ou serviços em vez de optar pelos dos concorrentes”? É o preço? A qualidade? Ou a apresentação?

9- Negocie melhor

Preocupe-se em desenvolver melhores habilidades de negociação. Negociar bem é fundamental para conseguir melhores preços, prazos de entrega maiores ou fechar parcerias com investidores. Quando os dois lados saem satisfeitos, as chances de um acordo duradouro aumentam.

10- Limite as suas atividades

Muitos empreendedores são multifuncionais, mas é preciso ficar atento para não se sobrecarregar com funções que poderiam ser desempenhadas por outros, e deixar de focar nos assuntos mais importantes. Saber delegar é essencial.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...