O segredo do maior vendedor do mundo

.
Este é um mês especial para nós vendedores, é quando exaltamos o vendedor. Pensei, então, por que não escrever sobre um vendedor, mas não um vendedor comum e sim o maior vendedor do mundo?

Ele foi eleito, em 1997, pelo Guinness Book - o famoso livro dos recordes, como o maior vendedor do mundo, pela magnífica marca alcançada vendendo automóveis. Esse homem vendia sozinho mais automóveis do que a concessionária inteira junta: enquanto um vendedor comum leva em média cinco anos para vender 600 automóveis, ele vendeu em um ano mais de 600 carros, só com indicações.

Esse fenômeno em vendas chama-se Joe Girard, e quando perguntaram a ele qual seria o seu segredo, ele disse: "A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando". Joe, como gosta de ser chamado, mantinha um forte relacionamento com seus clientes. Depois de cada venda, ele fazia um rápido registro deles com informações básicas e iniciava o seu pós-venda através do envio de correspondências simples. Exemplo:

Aniversário de seu cliente

"Caro John, feliz aniversário. Que você seja muito feliz! Um abraço. Tio Joe".

Aniversário do filho do John

"Olá pequeno John Jr. Parabéns e muitas felicidades tenho certeza de que quando crescer você será como o seu pai, um homem de muito sucesso! Um abraço. Tio Joe".

Dia de Natal

"Amigo John, desejo a você e a toda sua família um ótimo Natal, com muito amor e que Deus ilumine a todos! Tio Joe".

Dia das Mães

"Prezada Sra. Mary (mãe de John), parabéns a senhora nesta data tão especial, que Deus lhe dê saúde e muitos anos de vida para poder acompanhar de perto o sucesso de seus filhos e netos, atenciosamente. Tio Joe".

Agora eu lhe pergunto: quando o John for trocar o carro, ele irá procurar quem? Quando o filho dele for comprar o primeiro carro, após ter recebido cartas de feliz aniversário durante anos seguidos, ele irá procurar quem? Quando o pai dele for trocar de carro irá procurar quem? Quando um amigo de John comentar que está pensando em trocar de carro, quem ele indicará? E quando a amiga da mãe de John comentar que está precisando trocar aquele traste que tem em casa (estou falando carro velho, não do marido), quem ela indicará?

Provavelmente você deve ter respondido Tio Joe às perguntas acima e notado o poder desse tipo de atitude, que gera uma reação em cadeia.

Agora que você já conhece o segredo de Tio Joe, faça o mesmo com seus clientes e tenho certeza de que daqui a alguns anos estarei escrevendo um artigo sobre você!

Fonte: Rumo ao Sucesso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...