Carreira: um significado mais amplo

.
Considero muito importante o permanente gerenciamento de relações dentro das empresas, o que permite dar à palavra carreira um significado mais amplo, desvinculando-a da promoção e enriquecendo a ideia da felicidade do trabalho pelo trabalho. Dessa forma, retira a pressão por conflitos de posição e enaltece o resultado como uma tarefa de todos.

Sucesso profissional, nessa perspectiva, não significa atingir o ponto mais alto da pirâmide hierárquica, mesmo porque seu cume é estreito e admite pouco espaço. Isso implica necessariamente ter a clara ideia que existe somente um presidente.

As chances de sucesso profissional estão cada vez mais baseadas em simples observações do dia-a-dia do que em “leis” e competências gerenciais previamente estabelecidas. Por muito tempo fora de moda, gerenciar relações e contatos pessoais superam modelos gerenciais pré-estabelecidos.

A fragilidade das ferramentas gerenciais como reengenharia, gestão de desempenho, qualidade total e grupos de competências, demonstrada pela arrogância da sua perfeição e aplicabilidade a todos os problemas de mercado, foram superadas pela simples pergunta:

Que tipo e qualidade de inteligência instalada a organização detém?

Essa reflexão permite que o profissional e a empresa comecem a praticar o difícil exercício de conciliar suas expectativas.

O que você está buscando em sua carreira?

Por: Carlos Faccina
Fonte: Época Negócios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...