5 dicas para formar uma equipe dos sonhos

O sonho de todo empreendedor é ter uma equipe que haja como se fosse dona do negócio. Mas como motivá-la para trabalhar dessa maneira? Na maioria das vezes a recompensa financeira não é tudo. Para responder a esta dúvida o portal especializado em empreendedorismo Entrepreneur publicou um artigo de Marcus Erb, pesquisador e consultor do instituto Great Place to Work®.

Para o especialista o segredo está em contratar funcionários responsáveis por suas funções sem a necessidade de micro gerenciamento. Ao trabalhar no levantamento do ranking das melhores pequenas e médias empresas para trabalhar, Erb identificou as práticas adotadas pelos líderes destes negócios vencedores.  Confira as 5 dicas!

1. Comprometa-se a contratar a pessoa certa

É muito mais fácil criar uma cultura de responsabilidade com uma pessoa responsável. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes a pressa e a correria da rotina deixam este comprometimento de lado. Contratar leva tempo, não é fácil e é desgastante. A responsabilidade deve ser um valor central quando se contrata alguém. Leia no Pensando Grande alguns posts sobre este desafio:

2. Faça as pessoas responsáveis umas com as outras

Nada como a influência de outros companheiros de trabalho para direcionar comportamento da equipe. Se seu colega está não está bem, o clima de toda a equipe certamente estará prejudicado. Mas como alcançar um equilíbrio entre tantas pessoas diferente? Para ter uma real percepção de como os companheiros se enxergam uma boa opção são feedbacks anônimos – saber o que realmente pensam os funcionários sobre seus pares, superiores e subordinados sem o peso da identificação. O objetivo é criar uma cultura de comunidade produtiva, de modo que as pessoas saibam que são responsáveis pelo bem-estar umas das outras.

3. Articule as expectativas de maneira clara e frequente


Empreendedores frequentemente encontram-se fazendo um micro gerenciamento de suas equipes, isso acontece especialmente quando as expectativas não estão adequadamente alinhadas.  Seu funcionário precisa saber o que você espera dele e você tem que saber o que ele espera da empresa e isso deve ser recorrente.

4. Dê aos seus funcionários o poder de decisão


Existem empreendedores que sofrem ao liberar o controle de todas as áreas de sua empresa, já falamos sobre isso aqui no Pensando Grande. Leia mais neste post. Seus funcionários agirão muito mais como se fossem donos do negócio quando eles tiverem voz ativa no que estiverem fazendo. Pode parecer difícil, mas é necessário, o consultor Max Gehringer deu algumas dicas aqui.

Erb usou como exemplo uma empresa que chama seus colaboradores a votar em diversos processos de decisão da empresa. Este tipo de atitude faz com que os funcionários sintam-se realmente fazendo parte do negócio.

5. Dê aos seus funcionários incentivos baseados nos resultados


Se você deseja que seus funcionários trabalhem com afinco como se fossem proprietários, dê a eles razões para isso. Participação nos lucros, possibilidade de investir em projetos da empresa e se tornar sócio, formar cooperativas são algumas das soluções que podem colocar a produtividade da sua empresa nas nuvens.

O consultor reconhece que encontrar o equilíbrio entre responsabilidade e poder dado aos funcionários não é fácil, mas aqueles que conseguirem o tom certo irão se beneficiar colaboradores com iniciativa e inovação. Qual empreendedor não sonha com isso?

Fonte: Pensando Grande

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...