Economize muito dividindo os custos da empresa

Por Jeff Wuorio
Você sabia que dividir os custos de sua empresa com outras pode ser muito vantajoso? Isso é possível e só depende de você.

 Lembra quando você era criança e não queria soltar um brinquedo e algum adulto dizia "faz bem dividir"? Agora você é um desses adultos, com direitos exclusivos sobre sua empresa e um orçamento próximo do limite. Lembre-se: faz bem dividir. Donos de empresas podem juntar custos consideráveis. Se você se unir a outras pequenas empresas para dividir as principais despesas (aluguel de escritório, equipamento e até publicidade), você pode economizar dinheiro de maneiras que nunca imaginou.

Veja esses salva-vidas de empresas não muito conhecidos:

1. Divida o espaço de outra empresa. Se estiver buscando um espaço para sua empresa, não procure sozinho. Em vez disso, converse com corretores e pergunte se eles conhecem alguém para dividir o local. Digamos, alguém com um espaço de 500 m2 que só use metade disso. Pode corresponder a uns dois escritórios, uma sala de conferências e até mesmo uma máquina copiadora e outros equipamentos necessários. Tudo a uma porcentagem do preço que você conseguiria se fizesse o mesmo sozinho. 

2. Divida o seu espaço com outras empresas. O outro lado da divisão de escritório também funciona bem. Se você tem mais espaço do que consegue usar, espalhe a notícia para corretores, dizendo que ficaria feliz em dividir o espaço. Em especial, diga que gostaria de trabalhar com empresas que estivessem interessadas em combinar iniciativas de divisão do orçamento como as que mostrarei abaixo.

3. Divida a equipe de apoio. Pode ser impressionante para visitantes e possíveis clientes, mas nem toda pequena empresa tem sua própria recepcionista, contador e outros membros da equipe de apoio. Se sua empresa estiver em um complexo com outros escritórios, procure dividir a equipe de apoio. Por exemplo, em vez de ter seis recepcionistas atendendo a seis telefones de seis empresas diferentes, há tecnologias que permitem o encaminhamento de várias linhas telefônicas para uma única estação de recepção. Isso significa que seis empresas dividem as despesas de uma recepcionista, em vez de arcarem com o salário sozinhas. 

4. Monte uma rede e compartilhe equipamentos de melhor qualidade. Em vez de seis empresas diferentes operarem suas próprias copiadoras, impressoras e faxes, procure montar uma rede com uma máquina grande e avançada para todos. Isso não apenas pode ser mais barato do que ter máquinas individuais como pode economizar dinheiro, pois uma máquina sofisticada é capaz de realizar tarefas que você teria de pagar em uma gráfica. 

5. Forme um consórcio de materiais de escritório. De maneira semelhante, as pequenas empresas frequentemente cometem o erro de comprar materiais sozinhas. Embora algumas grandes lojas tenham diminuído os preços, aumente seu poder de compra unindo-se a outras empresas. Forme um consórcio de compras, aborde as lojas e diga que trará uma dúzia de empresas para serem clientes delas, desde que, é claro, você tenha um desconto para comprar em quantidade. Dessa maneira, como David Newton, professor de finanças empresariais, observa: "você pode formar seu pequeno posto de vendas de materiais de escritório. Já vi empresas economizarem atéR$ 1.800,00 por ano fazendo isso." 

6. Procure anúncios em grupo. Assim como anúncios impressos, anúncios em meios de comunicação podem ser impossíveis para pequenas empresas. Uma maneira de diminuir o custo (e aumentar sua publicidade) é abordar emissoras de rádio ou televisão com um grupo. Uma possibilidade: um complexo de empresas com 20 escritórios mantém um anúncio regular nos meios de comunicação que fala de todas as suas empresas. A partir daí, cada empresa tem sua vez de destaque (por exemplo, uma empresa por semana) para promover o seu trabalho. A emissora de rádio ou televisão recebe um fluxo regular de anúncios, o complexo como um todo tem publicidade estável e as pequenas empresas, que não seriam capazes de arcar com publicidade no rádio ou na TV, têm chance de mostrar seus produtos no ar.

7. Imprima em massa. Uma grande dor de cabeça financeira para pequenas empresas é o custo de impressão de folhetos, propagandas, materiais de vendas e outros. Como as alternativas acima, uma maneira de diminuir esse custo é coordenar as suas impressões com aquelas de outras pequenas empresas. Não apenas uma grande quantidade de pequenas empresas compromete-se com um único fornecedor (o sonho de qualquer representante de gráficas), mas isso também pode gerar um desconto significativo para as empresas dispostas a essa fidelidade com a gráfica. Como diz Newton, "já vi pequenas empresas economizarem 20% em impressões somente com essa estratégia". Portanto, lembre-se do que os adultos falavam quando você era criança. Você verá que as economias valem o custo de dividir. Newton afirma: "se sua empresa rende R$ 300 mil por ano e você consegue economizar R$ 15 mil usando algumas dessas ideias, elas passam a fazer muito sentido". 

Jeff Wuorio é especialista norte americano em gerenciamento, marketing e tecnologia para pequenas empresas. 

Fonte: Administradores

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